terça-feira, 3 de junho de 2014

Importância da prática regular de atividade física

atividade física acontece quando o corpo consome energia. De acordo com a WHO, a atividade física é definida como qualquer movimento corporal produzido pelos músculos esqueléticos que requer gasto de energia. Além de queimar as calorias, manter ou perder peso, ela traz benefícios à saúde.


Importância da alimentação

Ter uma alimentação equilibrada junto à prática de exercícios traz bons resultados para melhorar o desempenho do atleta ou entrar em forma, além de equilibrar as necessidades energéticas do indivíduo, oferecer os nutrientes básicos e importantes a cada modalidade esportiva, permitir uma recuperação mais rápida e adequada, evitar situações desagradáveis como perda de massa magra, hipoglicemia e câimbras.
Antes de qualquer atividade física temos de nos alimentar, pois ao praticá-los liberamos energia. Se não ingerirmos carboidrato e proteínas, nosso corpo não terá energia necessária, logo retirará a energia que falta dos músculos, fazendo com que percamos musculatura, além de poder causar tonturas e desmaios.
Cerca de 30 minutos antes temos de comer coisas leves que contenham carboidratos, tais como sanduíche de pão integral com queijo branco e peito de peru, iogurte com cereais, banana com aveia, um copo de suco de fruta, torradas, biscoitos integrais, uma fruta e barrinha de cereal. E após 30 minutos do término da atividade devemos nos alimentar com carboidratos (pães e arroz) e proteínas (leite, frango e ovos) para repor as energias gastas.

Importância dos esportes (coletivos e individuais)

A prática de esportes faz com que tenhamos uma melhor qualidade de vida. Ao praticar um esporte expressamos sentimentos, crenças, valores, enfim, nosso modo de sentir e perceber o mundo, proporcionado assim um impacto positivo sobre a educação.
Na adolescência os esportes  ajudam também na socialização, pois eleva a sua autoestima e também a sua integração em um grupo, além de afastá-los do consumo de bebidas alcoólicas e drogas, e de também equilibrar o peso do corpo, pois nesta fase costumam comer muito.
Já para os adultos a prática de esportes reduz os riscos de doenças e contribui para uma melhor formação do corpo.
Logo, o esporte traz saúde e bem estar, além de elevar a expectativa de vida, prevenir a pessoa de várias doenças, elevar a autoestima  e outros benefícios que vão sendo adquiridos no decorrer do tempo.

segunda-feira, 2 de junho de 2014






Os espongiários – ou poríferos – são animais encontrados em quase todos os ambientes aquáticos, desde regiões polares a regiões tropicais. Não possuem tecidos diferenciados e suas cores, tamanhos e formas são variáveis, de acordo com a espécie e ambiente que ocupam. Podem viver isolados ou em colônia. 

Alguns moluscos e peixes, ouriços, estrelas-do-mar e tartarugas se alimentam de esponjas. Assim, algumas espécies de esponjas possuem mecanismos de defesa - como compostos químicos tóxicos que alguns indivíduos do gênero Tedania e Neofibularia apresentam, podem causar dermatites na espécie humana. 

Alguns desses compostos químicos são utilizados também na competição por espaço, impedindo que seres indesejáveis se alojem próximo a elas. 

Entretanto, relações interespecíficas harmônicas são comuns, onde estas desempenham função de refúgio para alguns peixes e invertebrados de menor porte; podem ser ambientes de desova para certas espécies de peixes; cobertura ou camuflagem - como no caso dos caranguejos do gênero Dromia, que usam pedaços de diversas esponjas em suas carapaças; e podem, ainda, desenvolver relações simbióticas com cianofíceas, que produzem fontes de nutrição para a esponja. 

Espécies do gênero Spongia e Hippospongia são usadas como esponjas de banho, cujo ápice se deu na década de 30 em locais como Cuba, Flórida e Bahamas. Atualmente são mais usadas as esponjas sintéticas, principalmente em razão do menor custo destas. 

Uma vez que possuem capacidade filtradora, estes organismos são bioindicadores da qualidade da água, sendo, inclusive, bastante solicitadas em trabalhos de monitoramento ambiental. 

São, ainda, um dos grupos de organismos com maior porcentagem de espécies produtoras de compostos antibióticos, antitumorais e antivirais. 

Esponjas da família Cladorhizidae, habitantes de altas profundidades, não possuem sistema aqüífero e são dotadas de filamentos com espículas em forma de ganchos. Tais estruturas se prendem aos crustáceos, que são absorvidos e digeridos sem a presença de qualquer cavidade digestiva. No Brasil, temos uma representante desta família: Chondrocladia albatrossi