segunda-feira, 19 de maio de 2014

                          Cálcio



O cálcio é um nutriente fundamental para o crescimento e a manutenção de funções do nosso organismo. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, um adulto precisa ingerir 800mg de cálcio por dia.

Só para se ter uma idéia, um litro de leite tem entre 900 e 1200mg/L, mais de 100% das necessidades diárias recomendadas.

Uma das funções do cálcio é manter as estruturas ósseas rígidas. Aliás, 90% do cálcio no organismo humano fica justamente nas estruturas. O restante está distribuído pelo corpo, para contrair e relaxar as fibras musculares.

O consumo diário de alimentos ricos em cálcio pode evitar doenças sérias, como o raquitismo e a osteoporose. Essas doenças ocorrem quando há carência de cálcio, obrigando o organismo a retirá-lo dos ossos,
enfraquecendo-os.

Em função disso, a gestante deve reforçar os cuidados com a alimentação e consumir bastante cálcio, para fornecê-lo não só para o seu organismo, mas também para o do bebê. Neste caso, o ideal são três copos de leite ao dia.

Durante a fase de amamentação, a mulher deve tomar ainda mais leite: quatro copos diários. Essa mesma recomendação, vale também para a menopausa, para a ajudar a repor o cálcio perdido nessa fase.

Para uma melhor absorção do cálcio, o leite deve ser tomado puro. Isto porque a cafeína presente no chá e no café "seqüestra" o cálcio, diminuindo a sua absorção.

Apesar de todos os benefícios do leite, algumas pessoas não podem tomá-lo, porque seu organismo não fabrica a lactase: uma enzima que quebra o açúcar do leite.

Quem não tem esta enzima não consegue digerir o leite e pode ter distúrbios intestinais. Este tipo de problema, entretanto, não ocorre com os derivados do leite, como iogurtes, por exemplo, já que durante a fermentação são produzidos elementos que substituem a ação da enzima e quebram a lactose.

Nenhum comentário:

Postar um comentário