Descubra os riscos de lavar as mãos com sabão antibacteriano
Desde pequeno, nós somos ensinados a lavar as mãos antes de comer. “Não quer ficar doente? Lave as mãos com sabonete antibacteriano”. Além dos incentivos dos pais, nos comerciais tradicionais sempre vemos uma família feliz da vida “eliminando 99,9% dos germes” com esse tipo de produto. E se dissermos para você que, na verdade, esse tipo de sabão é muito perigoso para a saúde e que não serve para nada?
Provavelmente, toda vez que você lava as mãos utilizando um sabonete antibacteriano você deve se sentir bem, pois está removendo as bactérias e sendo alguém mais saudável. Mas dê uma olhada na embalagem e verá que o produto possui triclosan – um elemento químico que pode atrapalhar nas funções musculares em humanos.
Uma pesquisa publicada na Proceedings of the National Academy of Sciences sugere que o triclosan atrapalha nas contrações musculares em nível celular, além de inibir as funções musculares de peixes e camundongos. Isaac Pessah, um dos pesquisadores, concedeu uma entrevista à revista Smithsonian, na qual informou:
“O triclosan é encontrado praticamente em toda casa e ambiente. Essas descobertas forneceram fortes evidências de que o químico é um sério problema, tanto para a saúde humana quanto ambiental”.
O estudo investigou, em laboratório, como o triclosan afeta as células musculares do coração e do esqueleto humano. Eles descobriram que o elemento interfere na comunicação entre as proteínas, as quais permitem que os músculos funcionem resultando assim na falha em ambos os tipos de células. Para comprovar a teoria, eles fizeram experimentos com camundongos e peixes.
Nos ratos demonstrou-se 25% de redução nas funções do coração, além de uma diminuição de 18% na força de preensão. Fora isso, após a exposição ao triclosan, os peixes se tornaram nadadores menos eficazes.
Então o que fazer?
Não há como negar que o componente químico traz malefícios às funções musculares, sendo que os cientistas estão realmente preocupados com os riscos que ele pode acarretar à saúde. Nipavan Chiamvimonvat, outro dos pesquisadores, informou:
“Os efeitos do triclosan nas funções do coração foram realmente drásticos. Embora o componente não seja regulamentado como uma droga, ele agiu como um calmante potente no coração de nossas cobaias”.
Um componente suspeito
O mais estranho é que os órgãos licenciadores do componente triclosan nunca provaram que ele possui mais benefícios ao usuário do que o sabonete comum. Segundo uma publicação feita no próprio FDA:
“Nós não recebemos nenhuma evidência de que o triclosan fornece algum benefício extra para a saúde. Até o momento, a agência não possui nenhuma evidência que o componente aplicado em sabonetes antibacterianos e em produtos de lavagem oferece vantagem sobre os sabonetes comuns e a água”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário